ISSN 0104-7795 Versão Impressa
ISSN 2317-0190 Versão Online

Logo do Instituto de Medicina Física e Reabilitação HC FMUSP

Número atual: Abril 1996 - Volume 3  - Número 1

TENDÊNCIAS E REFLEXÕES

2 - Terapêutica da osteoartrose - buscando novos caminhos

Maxime Dougados

Acta Fisiátr. 1996;3(1):7-9



ARTIGO ORIGINAL

3 - Falsos negativos, falsos positivos e controvérsias no diagnóstico neurofisiológico das radiculopatias

Anthero Sarmento Ferreira

Acta Fisiátr. 1996;3(1):17-19

Embora as radiculopatias sejam uma das patologias mais freqüentemente encaminhadas para a realização de Eletroneuromiografia (ENMG), seu diagnóstico nem sempre é confirmado neurofisiologicamente, e muitos pacientes com dor irradiada tipo lombociatalgia e cervicobraquialgia apresentam exames normais. Existem também controvérsias entre os próprios neurofisiologistas quanto à validade de utilização das várias técnicas disponíveis para seu diagnóstico. O objetivo deste artigo é discorrer sobre os mecanismos envolvidos na avaliação neurofisiológica das radiculopatias e sua relação com as patologias existentes na coluna vertebral e músculos que a circundam e delimitar as limitações e vantagens de sua utilização.

Palavras-chave: Radiculopatias. Eletroneuromiografia. Potencial evocado somatossensitivo. Neurofisiologia.

ARTIGO ESPECIAL

4 - O uso da cinesioterapia no pré e pós-operatório das cirurgias na articulação temporomandibular

Henrique Ayres de Vasconcellos; Antônio Eduardo de Siqueira Campos

Acta Fisiátr. 1996;3(1):17-19

As condições funcionais da articulação temporomandibular (ATM) dependem do seu equilíbrio biomecânico com as estruturas do sistema estomatognático (oclusão dentária, músculos da mastigação) e demais peças músculo-articulares do crânio e da coluna cervical. No atendimento pré e pós-operatório do paciente que sofre cirurgia da ATM, a redução dos desvios funcionais de braço de alavanca, da hipotonia muscular, da contratura dos músculos da cabeça, pescoço e da mastigação facilitam as correções e melhoram a recuperação funcional da ATM com a utilização da cinesioterapia. Temos observado resultados eficientes na recuperação da dinâmica normal e redução do tempo e das seqüelas funcionais ao nível da ATM.

Palavras-chave: Articulação temporomandibular. Disfunção craniomandibular. Cirurgia na ATM. Cinesioterapia.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL CRÔNICO: REABILITAÇÃO

5 - Interferência do alinhamento na performance biomecânica do joelho durante a marcha em pacientes com osteoartrite

Luci Fuscaldi Teixeira; Sandra Jean Olney

Acta Fisiátr. 1996;3(1):20-29

Onze pacientes portadores de osteoartrite foram avaliados para investigar a interferência do alinhamento estático obtido através do Raio-X nas medidas cinéticas e cinemáticas da articulação do joelho durante a marcha. Um procedimento radiográfico preciso e padronizado (QPR) foi utilizado para medir o alinhamento estático do membro inferior, e um sistema óptico-eletrônico tridimensional foi utilizado para medir a performance biomecânica do joelho durante a marcha. Correlações entre as medidas angulares estáticas obtidas através do QPR com as medidas angulares dinâmicas e medidas de momentos articulares durante a marcha foram calculadas. Uma correlação significativa foi observada entre os parâmetros radiológicos, ângulos articulares e momentos de força na marcha, sugerindo que existe uma complexa intercalação entre o alinhamento estático, alinhamento dinâmico e medidas cinéticas dinâmicas. Esses achados sugerem que medidas de alinhamento estático associadas com medidas cinéticas e cinemáticas devem ser utilizadas em conjunto para melhor justificar as alterações biomecânicas na articulação do joelho em pacientes com osteoartrite.
RELEVÂNCIA
Dados de alinhamento estático e de medidas dinâmicas obtidas durante a marcha em um grupo de pacientes portadores de osteoartrite moderada do joelho são apresentados. Os achados indicam que as medidas estáticas tanto no plano coronal quanto sagital foram associadas com a intensidade dos momentos de força articulares, ângulos articulares e tempo dos eventos.

Palavras-chave: Biomecânica. Marcha. Ângulo articular. Momento de força. Joelho. Osteoartrite.

ARTIGO ORIGINAL

6 - Protocolo de avaliação funcional de joelho em patologias ortopédicas

Gilson Tanaka Shinzato; Jeane Cintra Peixoto de Vasconcelos; Cristina Tiyomi Ogawa; Isabel Cristina da Silva Prado Sampaio; Adilson Gonçalves; Elenita Magalhães Neves

Acta Fisiátr. 1996;3(1):30-36



PONTO DE VISTA

7 - Atividade física e saúde

José Maria Santarem

Acta Fisiátr. 1996;3(1):37-39



Revista Associada

Logo Associação Brasileira de Editores Científicos

©2017 Acta Fisiátrica - Todos os Direitos Reservados

Logo Acta Fisiátrica

Logo GN1