ISSN 0104-7795 Versão Impressa
ISSN 2317-0190 Versão Online

Logo do Instituto de Medicina Física e Reabilitação HC FMUSP

Número atual: Agosto 1996 - Volume 3  - Número 2

TENDÊNCIAS E REFLEXÕES

1 - Reabilitação baseada na comunidade. Uma proposta viável para o Brasil

Isabel de Loureiro Maior

Acta Fisiátr. 1996;3(2):7-8



ARTIGO ORIGINAL

2 - Comparação de uma forma modificada de DuoDERM (DuoDERM Extra Fino) e um curativo convencional no tratamento de lacerações, abrasões e pequenas lesões cirúrgicas no departamento de acidentes e emergência

A. Heffernan; A.J. Martin

Acta Fisiátr. 1996;3(2):9-12

Um estudo clínico de 96 pacientes comparou um novo curativo hidrocolóide (DuoDERM Extra Fino) com um curativo não aderente (curativo absorvente de película perfurada) no tratamento de lacerações, abrasões e pequenas incisões cirúrgicas no Pronto-Socorro (PS) do Hospital Faculdade da Universidade de Galway.
Enquanto que o tempo de cicatrização era semelhante para ambos os grupos, os pacientes que usaram DuoDERM Extra Fino experimentaram menos dor (P < 0,001), necessitaram menos analgesia (P = 0,0154) e puderam desempenhar suas atividades diárias normais incluindo o banho ou chuveiro sem afetar o curativo ou a ferida.
A satisfação do paciente com o novo curativo pareceu ser bastante alta, especialmente naqueles pacientes que possuíam um estilo de vida ativo.

Palavras-chave: Banhar-se. Hidrocolóide. Incisões. Lacerações. Banho de chuveiro.

ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO

3 - Escola de coluna - experiência do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo

Tae Mo Chung

Acta Fisiátr. 1996;3(2):13-17

A Escola de Coluna representa um programa educacional e terapêutico eficaz para os pacientes com afecções da coluna vertebral, principalmente as que decorrem de posturas inadequadas. Estudamos 32 pacientes tratados na escola de coluna do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Em 89% dos casos houve melhora da dor.
66% dos pacientes, seis meses após terem participado da escola, continuavam a seguir as suas recomendações.

Palavras-chave: Escola de coluna, Lombalgia, Reabilitação.

4 - Reabilitação pulmonar na doença pulmonar obstrutiva crônica

Ana Paula Coutinho Fonseca; Claudia Fonseca Pereira; Gilberto de Almeida Fonseca

Acta Fisiátr. 1996;3(2):18-22

O treinamento com exercícios físicos é um componente essencial do programa de Reabilitação Pulmonar. A presente revisão objetiva enfocar as diferentes formas de atividades físicas que podem ser prescritas aos pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (D.P.O.C.). As repercussões deste programa são relacionadas com as incapacidades funcional e psicossocial já instaladas nestes pacientes. Os autores propõem um protocolo de treinamento para que estes pacientes alcancem uma melhor qualidade de vida.

Palavras-chave: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Reabilitação Pulmonar. Exercícios Físicos.

ARTIGO DE REVISÃO

5 - Técnicas de análise de marcha

Marcelo Saad; Linamara Rizzo Battistella; Danilo Masiero

Acta Fisiátr. 1996;3(2):23-26

A análise de marcha oferece dados importantes para a compreensão e tratamento de distúrbios da locomoção. Sua importância é tal que justificou a criação dos chamados Laboratórios de Movimento. Este campo tem se desenvolvido muito nas últimas décadas. Este artigo mostra esta evolução, e a situação atual da análise de marcha no Brasil e no mundo. Expõe também os termos técnicos usados neste tipo de estudo.

Palavras-chave: Marcha. Análise.

COMUNICAÇÃO BREVE

6 - Avaliação sintomática subjetiva e cardiovascular dos pacientes lesados medulares com trabalho cicloergométrico passivo (Reck Moto Med)

Linamara Rizzo Battistella; Paulo Yazbek Jr.; Gilson Tanaka Shinzato; Neuza Sayuri Habu; Andrea B. Rosa; Maria Cecília dos S. Moreira; Luciane E. B. Castor

Acta Fisiátr. 1996;3(2):23-26



Revista Associada

Logo Associação Brasileira de Editores Científicos

©2017 Acta Fisiátrica - Todos os Direitos Reservados

Logo Acta Fisiátrica

Logo GN1